TEM

O que significa TEM?

Telecommunications Expense Management (TEM) é uma metodologia utilizada pelas organizações com foco principal na gestão da sua Rede de Telecomunicações sustentada por 4 pilares básicos: tecnologia, processos, políticas e pessoas.

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Processos

São as regras de negócio das organizações que definem como a rede será implantada, gerenciada e eventualmente até desligada ou convertida em outra.

Políticas

Definem como serão aplicados e executados os processos para garantir a integridade da solução TEM.

Pessoas

São os agentes com conhecimento em redes, telecomunicação e software que seguem as metodologias e as utilizam para implantar e gerenciar os recursos de telecomunicações.

Tecnologia

São utilizados softwares capazes de efetuar a governança dos ativos de telecomunicações (circuitos, serviços, equipamentos, locações, faturas, contas, recursos, dispositivos), reforçar a utilização dos processos de negócios (pedidos, aprovação, resolução de problemas) e gerenciar o acesso as informações críticas da Infraestrutura em Telecomunicações.

A metodologia TEM reúne tecnologia, dados e pessoas de uma maneira centralizada em um ecossistema colaborativo onde todos os participantes estão interligados e mesmo sistemas diferentes podem conversar entre si.

As Disciplinas do TEM

Gestão do Inventário e Governança

O Coração de uma metodologia que utiliza o TEM é o Inventário. Não faz sentido algum gerenciar algo que não se conhece.

É crítico para qualquer organização manter um repositório centralizado contendo todas as informações sobre circuitos, serviços, roteadores, switches, Pabx, Smartphones, pedidos, faturas e qualquer outro equipamento de telecomunicações.

Uma vez que o Inventário foi cadastrado e de fundamental importância que se tenha um controle completo sobre ele e o mantenha atualizado. Portanto é importante que a organização se utilize das melhores práticas possíveis para incluir, alterar e excluir os itens no inventário. Tudo isso deve ser efetuado utilizando tecnologia adequada com softwares capazes de automatizar esses processos e integrar com outros sistemas.

Gestão Financeira (Auditoria e Contestações)

Se o Inventário é o Coração do TEM, a Gestão Financeira poderia se comparada ao Bolso. Efetuar o pagamento das contas, aquisições, alugueis e o rateio de todas essas as despesas são atividades necessárias para qualquer empresa que preza pelos seus investimentos em telecom.

A gestão financeira é normalmente quem por si só já justifica a implementação do TEM em uma organização. Isso se torna verdade quando constatamos que as contas de telecom cobradas pelas operadoras são em média entre 10% e 40% maiores que as realmente utilizadas. A falta de tecnologia adequada para essas análises faz com que as organizações fiquem impossibilitadas de contestar esses valores.

Gerenciamento de Contratos e Contas

Os Contratos contêm todos os aspectos legais de prestação dos serviços entre o cliente e as operadoras. Para isso são definidas todas as regras e valores de tarifas para cada serviço contratado, Níveis de Serviço (SLAs) e possíveis aditivos contratuais.

As Contas são as cobranças dos serviços definidos nos contratos agrupados normalmente por tipo de serviço ou disposição geográfica.

BI (Relatórios e Gráficos)

Manter o inventário, auditar e conciliar as contas são atividades peculiares e importantes para todo o sistema que preserva o TEM, porém são as ferramentas de Business Inteligence – BI com seus Gráficos e Relatórios que permitirão aos clientes uma melhor utilização e análise das informações mantidas pelo sistema.

Os resultados destas análises serão uma real melhoria na utilização dos recursos de telecom na organização.

Em que podemos lhe ajudar com TEM

A Direction possui soluções de software e serviço que poderão lhe ajudar a implementar a metodologia TEM na sua empresa. Você poderá efetuar a gestão com sua própria equipe ou utilizar o nosso time ou ainda o time de nossos parceiros com uma solução totalmente na nuvem.

Os módulos de Auditoria e Conciliação do TollManager e/ou CallManager foram construídos baseados no pilar de tecnologia da metodologia TEM.

Utilizando as funcionalidades destes módulos podemos lhe ajudar a:

  • Manter um Inventário completo e efetivo de todos os recursos de rede de sua organização incluindo: circuitos, serviços, computadores, celulares, switches, notebooks, Pabx, etc.;
  • Centralizar todas as informações de telecom em um único repositório de dados com capacidade de acesso web para visualizar relatórios, gráficos, efetuar análises em tempo real e BI;
  • Efetuar o pagamento das contas de telecom de forma confiável, sejam elas da telefonia fixa, móvel, dados, 0800 ou serviços;
  • Efetuar o controle de todos os processos de contestações efetuados contra as operadoras;
  • Alocar adequadamente os custos de telecom nos centros de custos da organização;
  • Efetuar Corretamente as Contestações das Contas apresentadas com erro pelas Operadoras;
  • Efetuar corretamente o rateio de despesas;
  • Entender os custos reais de telecom e dos seus provedores de serviços;
  • Efetuar comparativos que possibilitem uma melhor negociação com os provedores de serviços;
  • Comparar e Conciliar os bilhetes dos Pabx com os apresentados pelas Operadoras;
  • Dar total visibilidade aos gestores da organização dos seus custos de telecom;
  • Identificar áreas da empresa onde estão os maiores gastos ou potenciais ações para redução de custos;
  • Identificar e evitar o desperdício através de análises de serviços que não estão mais em utilização;
  • Permitir implantar políticas de uso que permitam a redução de custos através de análises e otimização dos recursos de telecom;
  • Escolha dos melhores planos e pacotes de serviços mais adequados para a organização;
  • Ter ganhos de eficiência através de um processo automatizado.